terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mudança de Hábito


1.      Nome da Dinâmica: Mudança de Hábito.

2.      Objetivo: alertar para a necessidade de fazer de forma inovadora; criar os próprios procedimentos, diferente do comum. Proporcionar uma reflexão sobre autonomia; pro-atividade.

3.      Como pode ser trabalhado: pode ser trabalhado dentro de uma organização para ver a resistência dos participantes para uma determinada mudança.

4.      Material necessário: uma folha de jornal tipo caderno (folha dupla).

5.      Quantidade de pessoas: não possui uma quantidade especifica.

6.      Desenvolvimento:A dinâmica se desenvolveu muito bem entre as participantes que puderam ver como as mudanças no começo é complicado, porem se você estiver aberto a novas mudanças a aceitação é mais fácil.

7.      Tempo de duração: aproximadamente 20 minutos.

8.      Avaliação; a dinâmica é muito utilizada para ver qual a reação das pessoas diante de algum tipo de mudança.

9.      Variações e adaptações da Dinâmica e/ou Jogo: não teve adaptação na dinâmica foi reproduzida igual a original.

10.   Filmes, músicas, poesias associados para reforçar o conteúdo trabalhado: foi utilizado a musica do

11.   Nome dos integrantes do Grupo: Jamylle Valério e Talita Erba Pacheco.

12.   Fotos da aplicação.

13.   Subir o conteúdo e imagens no blog.

Procedimento: Pede que sejam formadas duplas e que estas devem subir na folha de jornal, sem colocar os pés para fora. Avisa-se às duplas que uma música será tocada e que elas deverão dançar, com os pés dentro da folha do jornal. Coloca-se a música, em torno de alguns poucos segundos, e abaixa o volume. Pede-se que a dupla “dobre o jornal” (o comando deve ser exatamente este). Faz-se isso 4 vezes, observando o comportamento e as decisões das duplas. Ao término da dança, o facilitador deverá observar o que foi feito e pegue um jornal e dobre as pontinhas. A idéia é que se perceba que podemos “dobrar o jornal de forma diferente, pois é natural que todos dobrem seguindo as marcas do próprio jornal e, é claro, terão dificuldades para dançarem sem tirar o pé do jornal. Se houver alguma dupla com essa iniciativa, o facilitador deverá ressaltar a criatividade com que eles resolveram a tarefa. É importante falar sobre como precisamos estar atentos às novas formas.

Observações: É interessante poder discutir um pouco, depois da atividade, com os participantes sobre o tema “mudanças e inovações”.

 

 

 

1.      Nome da Dinâmica: Mudando o Ritmo da Música.

2.      Objetivo: Se adaptar com a mudança, vencendo desafios, estimulando a capacidade de criatividade e atitude.

3.      Como pode ser trabalhado: pode ser trabalhado dentro de uma organização para ver a resistência dos participantes para uma determinada mudança.

4.      Material necessário: materiais do ambiente.

5.      Quantidade de pessoas: não tem quantidade definida.

6.      Desenvolvimento:Nessa dinâmica foi mostrado que a mudança pode tanto trazer boas influencias com más que a mudança tem que ser consciente para não prejudicar a organização.

7.      Tempo de duração: aproximadamente 20 minutos.

8.      Avaliação: a dinâmica é muito utilizada para ver qual a reação e atitude das pessoas diante de algum tipo de mudança.

9.      Variações e adaptações da Dinâmica e/ou Jogo: na original eram as pessoas que iam participar da dinâmica que escolhiam a música a ser trabalhada, no nosso caso foram nós que escolhemos e sorteamos entre os grupos.

10.   Filmes, músicas, poesias associados para reforçar o conteúdo trabalhado:

11.   Nome dos integrantes do Grupo: Jamylle Valério e Talita Erba Pacheco

12.   Fotos da aplicação.

13.   Subir o conteúdo e imagens no blog.

Procedimento: Pede que sejam formados grupos de no mínimo quatro pessoas, será sorteada uma música para cada grupo. Eles terão 10 minutos para mudar o ritmo da música e fazer uma coreografia ( como se fosse um clipe para ela ), depois do tempo todos os grupos deverão se apresentar soltando sua criatividade. Lembrando que todos os integrantes do grupo deverão cantar e dançar. Pode usar objeto ou qualquer outro material na execução da dinâmica. O importante é soltar a imaginação. Ao término da dinâmica, cada grupo irá votar no que achou mais criativo, lembrando que não pode votar nele mesmo. O mais votado vence. A ideia é que se perceba que podemos mudar e não ficar sempre em uma mesma rotina, por mais que estejamos acostumados com algo e achamos impossível fazê-lo de forma diferente, serve para nos mostrar que é possível inovar e mudar, e que essa mudança nem sempre é tão assustadora, que ela pode vim de forma inovadora, trazendo melhorias para ambos os lados.

Observações: É interessante poder discutir um pouco, depois da atividade, com os participantes sobre o tema “mudanças e inovações”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário