quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Relacionamentos

1. Nome da Dinâmica e/ou jogo:
Dinâmica para relacionamentos.

2. Objetivo:
Esta dinâmica pode ser aplicada para melhorar a qualidade do relacionamento interpessoal entre os integrantes de uma mesma equipe.

3. Como pode ser trabalhado (Em treinamento, para recrutamento e seleção, para integração, para fechamento, etc):
Pode ser trabalhada, quando julgar necessário uma maior integração da equipe, e/ou fazer com que cada um reflita sobre suas próprias atitudes, com relação às pessoas a sua volta

4. Material necessário:
Folhas em branco, canetas e balões coloridos.

5. Quantidade de pessoas:
Mínimo de 06 (seis) participantes.

6. Desenvolvimento:
Para iniciar a atividade, convide os participantes para sentarem dispostos em um círculo e distribua uma caneta, uma folha de papel e um balão para cada um;
Comente sobre como certos atributos da nossa personalidade acabam dificultando nossos relacionamentos com colegas e como, freqüentemente, nos tornamos “cegos” para isso – nem sempre sabemos aceitar críticas e até mesmo reagimos a elas de forma intensa.
Na seqüência, peça para todos encherem seus balões, “descarregando” dentro deles, todos os sentimentos negativos que impedem um bom relacionamento: arrogância, rudez, frieza, etc… e que, depois de cheios e fechados, todos os balões devem ser depositados no centro do círculo;
Agora, peça para cada um deles escrever, na sua folha e sem se identificar, uma única característica pessoal própria que pode, em determinadas circunstâncias, impedir o bom relacionamento com os colegas. Mencione alguns exemplos como: “sou impaciente”, “sou irritadiço”; “sou mal-humorado nas segundas-feiras”, etc… Determine cinco minutos como tempo disponível para escreverem;
Quando o tempo disponível encerrar, recolha todas as folhas.
Agora, comente que todos são “médicos” e que deverão atender os seus “pacientes”. O sigilo profissional deve ser respeitado, portanto, nenhum “médico” deve identificar o seu “paciente”; braços ou mãos dadas, estourem os balões que encheram no início da atividade.

7. Tempo de duração:
A dinâmica não pode ter um tempo definido, já que depende dos comentários e quantidade de participantes. Disponibilizar em média 50min para a realização.

8. Avaliação:
A dinâmica pode ser utilizada para avaliar a integração da equipe, como também, fornece um auto-conhecimento para cada participante. Através das dicas (que na dinâmica funcionam como medicamentos), as pessoas podem chegar entre si a resoluções que podem ser a causa de problemas simples de relacionamento interpessoal.

9. Variações e adaptações da Dinâmica e/ou Jogo:
A dinâmica poderá ser melhor elaborada com o emprego de caracterização de personagens. É possível utilizar fantasias para fazer com que os participantes entrem no clima e se tornem verdadeiros médicos. Também pode ser adaptada para o tema motivação da equipe, desde que os condutores modifiquem a abordagem e exemplos discutidos.
                                                                                                       
10. Filmes, músicas, poesias associados para reforçar o conteúdo trabalhado:
Essa dinâmica permite o emprego de vários tipos de vídeos.
Nesse caso, para reforçar o conteúdo apresentado, propomos o vídeo “O sorriso que parou SP” (http://www.youtube.com/watch?v=D64Oj5JB_7w&feature=related), para retratar o quanto nosso comportamento influencia no comportamento das pessoas para conosco (A lei da reciprocidade), e que muitas vezes com uma mudança simples em nossa atitude, podemos atrair pessoas diferentes e melhores ao nosso redor.

11. Nome dos integrantes do Grupo:
Bruna Luiza
Katherine Garcia de Paula
Natasha Alexandra de Moraes

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