quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Aplicação de Dinâmicas

Dicas para a aplicação de Dinâmicas de Grupo.

Qualquer profissional pode aplicar uma dinâmica, claro que se houver formação em psicologia, fica muito mais fácil, mas isso não é uma regra. Abaixo, seguem algumas dicas importantes para que o mediador ou coordenador da dinâmica tenha sucesso em sua aplicação e consiga avaliar ao máximo os resultados:

a) Com a dinâmica pronta em mãos, imagine como ela seria aplicada no passo-a-passo. Isso vai te ajudar a organizar alguns requisitos básicos, exemplo:
- que material eu vou precisar?
bexigas, papél, caneta, pen drive, computador, rádio, CD específico, se for um filme, que filme? lembre-se de testar tudo antes: o som, a imagem, a duração, etc.
- como deve ser o espaço físico?
preciso de cadeiras, mesas, iluminação, ventilação, espaço vazio e limpo?
preciso de silêncio, preciso espalhar um cheiro específico no ar, vou distribuir as pessoas numa limitação de espaço específica? ficarão sentadas? em pé? lado a lado?
-para quantas pessoas posso usar essa dinâmica?
mínimo e máximo...em grupos de quantas pessoas? em duplas? individualmente?
São muitos detalhes e a regra número 1 é: quanto mais organizado for, melhor será o resultado, já que a pior coisa numa dinâmica é faltar material para todos do grupo.
b) Se surgir uma situação que você não sabe lidar, por exemplo, alguem se emocionou demais, alguem ficou com muita raiva ou revoltado, alguem se sentiu constrangido ou humilhado, lembre-se, o papel do coordenador é intermediar e das os limites de acordo com cada situação. Em linhas gerais, nunca permita agressões físicas, e para os desafetos, tente ao máximo contornar a situação.
Sua resposta calma e sua condução segura, vai desviar qualquer reação furiosa.
c) Aproveite o momento! Todas as dinâmicas conseguem avaliar mais do que é esperado, por isso, atenção à tudo que está acontecendo durante o processo. Para alguns tipos específicos de dinâmicas, por exemplo, liderança, se atente à comunicação, persuasão e tomada de decisão. Para trabalho em equipe, analise se todos correspondem à atividade proposta, se há interação entre as pessoas e respeito mútuo, para comunicação, veja postura, tom de vóz e objetividade.
d) Importantíssimo: nunca deixe o recinto e nunca, jamais, apareça comendo (à menos que a dinâmica peça isso).

Pode parecer engraçado, mas esse tipo de atitude descredibiliza o coordenador da dinâmica.
Algumas dinâmicas exigem que as pessoas fiquem lendo ou então redigindo um texto, criando um cartaz, e o processo de como isso está sendo desenvolvido é super importante na avaliação, por que você poderá analisar se existe um senso crítico, se há criatividade, se as pessoas são hiperativas ou introspectivas, e dependendo do resultado que você precisa, esse é O momento !

Esse conteúdo é baseado nas explicações em aula da prof. Vanessa e também em fontes particulares.
 Bom trabalho e dinâmica à obra!

Kleber Moreira

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