quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Jogo Empresarial - Solução de Problemas

1.      Nome do Jogo Empresarial:

·                    Solução de Problema

2.      Objetivo:    

·                    Observar atitudes grupais na solução de um problema;
·                    Explorar influências interpessoais na solução de um problema.
·                    Observar características de liderança entre os indivíduos da equipe

3.      Como pode ser trabalhado (Em treinamento, para recrutamento e seleção, para integração, para fechamento, etc.)

·                    Em treinamento específico de liderança de grupos e recrutamento e seleção para vagas específicas de cargos que ocupem a posição de liderança, tomada de decisão, postura ética.

4.      Material necessário;

·                  Cópia do texto para os grupos

5.      Quantidade de pessoas;

·                    25 a 30 pessoas, sendo possível a formação de subgrupos de 5, funcionando simultaneamente.

6.      Desenvolvimento;

·                    O animador esclarece que se trata da solução criadora de um problema, para o qual deve ser procurado um consenso. Todos deverão prestar atenção acerca do processo da discussão, pois no final será analisado pelo grupo.

·                    A seguir, o animador expõe o problema a ser solucionado pelos subgrupos, durante 10 minutos:

7.      Tempo de duração;

·                    30 minutos, aproximadamente.

8.   Avaliação

·                    "Anos atrás, um mercador londrino teve o azar de ficar devendo uma grande soma de dinheiro a outra pessoa, que lhe fez um empréstimo. Este encantou-se pela jovem e linda filha do mercador. Propôs-lhe então um acordo. Disse que cancelaria a dívida do mercador, se pudesse desposar-lhe a filha. Tanto o mercador quanto a sua filha ficaram apavorados. Aí a pessoa que havia emprestado o dinheiro propôs que se deixasse a solução do caso à Providência. Para tal, sugeriu colocarem uma pedra preta e outra branca dentro de uma bolsa de dinheiro vazia, e a moça deveria então retirar uma das pedras. Se retirasse a pedra preta tornar-se-ia sua esposa e a dívida de seu pai seria cancelada. Se retirasse a pedra branca, permaneceria com o pai e mesmo assim a dívida seria perdoada. Mas, recusando-se a retirar a pedra, o pai seria atirado na prisão e ela morreria de fome. O mercador concordou, embora constrangido. Eles estavam num caminho cheio de pedras, no jardim do mercador. O credor abaixou-se para apanhar as duas pedras e ao faze-la apanhou duas pretas e colocou-as na bolsa do dinheiro, que foi visto pela moça. Pediu então à moça que retirasse a pedra que indicaria não só a sua sorte, como também a de seu "pai".

 

Cabe então ao grupo encontrar a solução que a moça encontrou para poder continuar em companhia do pai e ter a dívida cancelada.

 

Solução: "A moça do conto meteu a mão na bolsa e retirou uma pedra. Porém, antes de olhá-lo, desajeitada, deixou-a cair no caminho onde ele logo se perdeu no meio dos outros".

 

9.      Variações e adaptações da Dinâmica e/ou Jogo;

·                    Após 10 minutos, o animador pede aos subgrupos a solução encontrada e solicita que expliquem o processo usado para chegar à conclusão.

·                    Enquanto todos não tiverem encontrado a solução, pode-se continuar o trabalho, ficando os subgrupos, que terminaram como observadores, sem interferir nos debates.

·                    A seguir, forma-se o plenário para comentários acerca do comportamento dos membros no grupo de discussão, focalizando as atitudes de:

·                    membros que pouco participaram;

·                    pessoas que dificilmente aceitaram as idéias dos outros;

·                    elementos que ficaram nervosos, inseguros durante o debate;

·                    demonstração de inibição, etc

10. Filmes, músicas, poesias associados para reforçar o conteúdo trabalhado;

·                    Filme de 7 minutos, baseado no filme “Gladiador” que mostra as características de um líder em meio à tomada de decisão, foco, exemplo para a equipe e determinação.

·                    Música “O Sol” de Jota Quest que mostra a posição de alguém em relação à acontecimentos oportunos como a dor, o medo e principalmente: tomada de decisão e foco.

9.   Nome dos integrantes do Grupo

·                    Kleber Moreira, Renata Nakandakari e Taísa Daiara.

 

 


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