·
Solução de Problema
2. Objetivo:
·
Observar atitudes grupais
na solução de um problema;
·
Explorar
influências interpessoais na solução de um problema.
·
Observar
características de liderança entre os indivíduos da equipe
3. Como pode ser trabalhado (Em
treinamento, para recrutamento e seleção, para integração, para fechamento,
etc.)
·
Em treinamento específico
de liderança de grupos e recrutamento e seleção para vagas específicas de
cargos que ocupem a posição de liderança, tomada de decisão, postura ética.
4. Material necessário;
· Cópia do texto para os grupos
5. Quantidade de pessoas;
·
25 a 30 pessoas, sendo
possível a formação de subgrupos de 5, funcionando simultaneamente.
6. Desenvolvimento;
·
O
animador esclarece que se trata da solução criadora de um problema, para o qual
deve ser procurado um consenso. Todos deverão prestar atenção acerca do
processo da discussão, pois no final será analisado pelo grupo.
·
A
seguir, o animador expõe o problema a ser solucionado pelos subgrupos, durante
10 minutos:
7. Tempo de duração;
·
30 minutos,
aproximadamente.
8. Avaliação
·
"Anos atrás, um mercador londrino
teve o azar de ficar devendo uma grande soma de dinheiro a outra pessoa, que
lhe fez um empréstimo. Este encantou-se pela jovem e linda filha do mercador.
Propôs-lhe então um acordo. Disse que cancelaria a dívida do mercador, se
pudesse desposar-lhe a filha. Tanto o mercador quanto a sua filha ficaram
apavorados. Aí a pessoa que havia emprestado o dinheiro propôs que se deixasse
a solução do caso à Providência. Para tal, sugeriu colocarem uma pedra preta e
outra branca dentro de uma bolsa de dinheiro vazia, e a moça deveria então
retirar uma das pedras. Se retirasse a pedra preta tornar-se-ia sua esposa e a
dívida de seu pai seria cancelada. Se retirasse a pedra branca, permaneceria
com o pai e mesmo assim a dívida seria perdoada. Mas, recusando-se a retirar a
pedra, o pai seria atirado na prisão e ela morreria de fome. O mercador
concordou, embora constrangido. Eles estavam num caminho cheio de pedras, no
jardim do mercador. O credor abaixou-se para apanhar as duas pedras e ao
faze-la apanhou duas pretas e colocou-as na bolsa do dinheiro, que foi visto
pela moça. Pediu então à moça que retirasse a pedra que indicaria não só a sua
sorte, como também a de seu "pai".
Cabe
então ao grupo encontrar a solução que a moça encontrou para poder continuar em
companhia do pai e ter a dívida cancelada.
Solução:
"A moça do conto meteu a mão na bolsa e retirou uma pedra. Porém, antes de
olhá-lo, desajeitada, deixou-a cair no caminho onde ele logo se perdeu no meio
dos outros".
9. Variações e adaptações da
Dinâmica e/ou Jogo;
·
Após
10 minutos, o animador pede aos subgrupos a solução encontrada e solicita que
expliquem o processo usado para chegar à conclusão.
·
Enquanto
todos não tiverem encontrado a solução, pode-se continuar o trabalho, ficando
os subgrupos, que terminaram como observadores, sem interferir nos debates.
·
A
seguir, forma-se o plenário para comentários acerca do comportamento dos
membros no grupo de discussão, focalizando as atitudes de:
·
membros
que pouco participaram;
·
pessoas
que dificilmente aceitaram as idéias dos outros;
·
elementos
que ficaram nervosos, inseguros durante o debate;
·
demonstração
de inibição, etc
10. Filmes, músicas, poesias associados para reforçar o conteúdo
trabalhado;
·
Filme de 7 minutos, baseado
no filme “Gladiador” que mostra as características de um líder em meio à tomada
de decisão, foco, exemplo para a equipe e determinação.
·
Música “O Sol” de Jota
Quest que mostra a posição de alguém em relação à acontecimentos oportunos como
a dor, o medo e principalmente: tomada de decisão e foco.
9. Nome dos integrantes do Grupo
·
Kleber
Moreira, Renata Nakandakari e Taísa Daiara.
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